Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Sobre a autora

Filipa, 18 anos, estudante de psicologia. Sou apaixonada por livros, escrita, leitura, literatura e coisas que tais. Sou indecisa, e por vezes contradigo-me. Sou extremamente sonhadora, mas ao mesmo tempo gosto de manter os pés no chão.

Blog em funcionamento desde 30/12/2008



A minha experiência com aparelho

Domingo, 17.02.13

Pus aparelho quando entrei para o décimo ano, ou seja, estive três anos com ele. É bastante tempo… Mas não se assustem: isso depende do que vocês têm de corrigir. Caso seja apenas os dentes que não estão alinhados, é um processo bastante rápido. Eu em cerca de três meses fiquei com os dentes todos direitinhos. O que demora mais tempo é a fase dos elásticos, para corrigir a posição do maxilar ou a mordida. Eu tive que corrigir bastante o maxilar inferior.

Vou-vos contar a minha experiência por etapas/pontos.

 

Dentista

Se vocês são daquelas pessoas que não gostam de ir ao dentista (eu também não adoro) não fiquem assustados. Pensem que todas as idas ao dentista irão dar um óptimo resultado no final. Além disso, o que eles vos fazem nas consultas enquanto têm aparelho é ver se está tudo a correr bem, mudar algum bracket que esteja fora do sítio, ou que tenha saído, mudar os arames… Não é nada de outro Mundo. É chato, não vou mentir… Mas aguenta-se bem.

 

Pôr aparelho

Se ainda não puseram e vão pôr aparelho, não se preocupem. Não custa pôr. Mas depois de terem tudo colocado, a primeira semana pode ser exaustiva. Eu falo por mim: nos primeiros dias não conseguia comer nada que tivesse de ser mastigado. Lembro-me que depois de pôr o aparelho, vim para casa e a minha mãe fez esparguete à bolonhesa para o jantar. Eu simplesmente não conseguia mastigar o esparguete, que é uma coisa mole. Por isso é provável que nos primeiros dias tenham que se alimentarem à base de líquidos. Aconteceu-me também quando ia mudar os arames, nessa noite e no dia seguinte me doessem os dentes e não conseguisse mastigar bem. Mas não se assustem, esses dias passam rápido. Depois disso, podem comer normalmente. Provavelmente vão-vos aconselhar a não comerem pastilhas, sumos com gás, etc., mas de resto é tudo normal.

 

Higiene

Vou ser o mais sincera possível. A higiene não é tão fácil de fazer (nem perto) como quando não se tem aparelho. A razão é simples: vocês passam a ter uma carrada de coisas na boca. Cenas e mais arames e brackets e elásticos… Quando se come, estamos sempre com receio que alguma coisa fique presa no aparelho. É chato, sim. É preciso mais tempo e mais empenho. É importante que, depois de escovarem os dentes, não se esqueçam de usar o escovilhão (que provavelmente o dentista dá) que serve para limpar entre os brackets. Não haver uma higiene adequada pode prolongar todo o processo, além de trazer problemas aos dentes. Por isso mais vale perder uns minutos, pelo menos duas vezes por dia, para fazer tudinho bem e completo.

Além disso, na fase em que usam os elásticos para corrigir a posição do maxilar, tentem usar o máximo tempo possível. Havia vezes em que me esquecia de usar os elásticos, mas isso só vai fazer com que fiquem mais tempo com aparelho, e sejamos sinceros, ninguém quer isso.

 

Tirar o aparelho

Eu ia com medo que doesse a tirar os brackets e isso tudo. Mas sinceramente, não custa nada. E eu sou um bocado mariquinhas nestas coisas! Cheguei lá, o dentista viu se estava tudo bem e correcto. Depois tiram logo o aparelho todo. É uma sensação tão estranha! Depois de imenso tempo, finalmente tudo o que temos é os nossos dentes direitinhos e desimpedidos. Após retirarem o aparelho, fazem uma limpeza total. A sério, é mesmo uma limpeza à seria. Eu já estava farta de ali estar de boca aberta, enquanto cada dente era inexoravelmente limpo. Depois a destartarização. E depois mais alguma cena que eu não sei o nome.

Por fim, antes da hora do almoço, fez os moldes dos meus dentes. Entretanto fui almoçar, enquanto o molde secava (isto para fazer o aparelho de contenção e aquele aramezinho que fica posto atrás dos dentes da frente do maxilar anterior). À tarde voltei lá para colar esse arame, cuja função é que os dentes não voltem a descarrilar, e trouxe o aparelho de contenção (isto) que é para o maxilar superior.

 

Para acabar quero dizer-vos: não tenham receio de pôr aparelho, porque apesar de ser chato e seca, no fim vale a pena. Quando vemos o resultado pensamos: assim sim, todo o esforço que investi vale a pena.

E vocês, contem-me: têm/tiveram/vão ter aparelho? Como foi a vossa experiência?


E não se esqueçam, podem fazer as perguntas que quiserem! Irei responder-vos a tudo, não tenham vergonha de perguntar seja o que for!


Hugs,

Fii.


Autoria e outros dados (tags, etc)

14 comentários

De M. a 17.02.2013 às 12:50

Pois, exato. O meu medo nem é o facto de por e isso. É mesmo em questões de estética. Mas enfim, depois logo verei :) E talvez coloque uma foto no blog do antes e depois eheh.

De May a 17.02.2013 às 12:55

também usei aparelho durante três anos e nunca gostei. tinha sempre de o tirar para comer ou beber.. odiava, porém fiquei bastante satisfeita com o resultado!

De francis marie a 17.02.2013 às 14:08

este poste até me ajudou , em breve vou por aparelho e tenho de admitir que estou nervosa

De M. a 17.02.2013 às 14:38

ahah, eu espero mesmo que fique muitoo gira em vez de muitoo feia :b

De May a 17.02.2013 às 16:31

era, mas nunca gostei muito, tinha que me lembrar sempre de o tirar para comer e beber, horrível...

De lostdreams a 17.02.2013 às 19:30

pois...

De Cris. a 17.02.2013 às 22:14

também usei aparelho (cerca de 2 anos) e é como disses-te, é chato e uma seca, mas no final vale bastante a pena :)

De Inêsquecível a 18.02.2013 às 08:55

Eu usei durante algum tempo esse aparelho transparente, mas foi por outros motivos, foi por causa do maxilar.
Agora queria ver-te sem aparelho! Deves estar linda!
Eheheh Agora é obrigatório sorrir ainda mais!

De Teresa Isabel Silva a 18.02.2013 às 11:17

Já tive amigas com parelho e todas dizem o mesmo!!! Não acham muita piada, e depois a higiene é sempre muito mais complicada!!!

Bjxxx

De Joana Freitas a 22.02.2013 às 19:48

Eu terei que usar aparelho durante 2 a 3 anos pelo menos... Obrigada pela tua partilha!

Comentar post


Pág. 1/2